Sobre o Projeto
A disseminação da informação governamental em formatos abertos, acessíveis e estruturados tem o potencial de aumentar substancialmente a transparência e a prestação de contas no que tange a elaboração e execução de políticas públicas, além de abrir portas para a ampla participação da sociedade nesse processo. Deste modo, a abertura de dados e o maior reconhecimento das demandas da população que advém desta abertura têm papel importante para promover a igualdade social e a eficácia da administração pública.
Foi pensando nisto que o W3C Brasil e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), da Organização das Nações Unidas (ONU) encabeçaram um projeto sobre o impacto e o potencial dos dados abertos para as políticas públicas na América Latina e Caribe, financiado pelo Centro Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Canadá (IDRC).
O principal objetivo foi contribuir para o desenvolvimento de estratégias de Dados Abertos que levem à prestação de contas, serviços inovadores e à efetividade de políticas públicas em setores estratégicos, promovendo uma economia do conhecimento mais inclusiva na América Latina e Caribe. Para alcançar esta meta, investigou-se as potencialidades dos Dados Abertos nas políticas públicas em 3 eixos: transparência, novos serviços e desenvolvimento equitativo.
Foram adotadas estratégias para sensibilizar os governos e a sociedade civil quanto à utilidade e às potencialidades dos Dados Abertos para as políticas públicas. Constatou-se que o incentivo do uso de Dados Abertos pode contribuir para o desenvolvimento das economias locais. Ampliou-se a conscientização quanto à importância dos Dados Abertos, bem como o apoio ao uso dos mesmos e facilitou a criação de iniciativas de abertura de dados.
Relevante impacto obtido por meio das ações e dos produtos gerados é que uma comunidade de especialistas, funcionários do governo e pesquisadores começou a ser estabelecida. Verificou-se a necessidade de organizar uma cadeia de valor de dados abertos, considerando sua oferta e demanda. Também concluiu-se que seria importante fomentar um modelo de negócio que seja sustentável, a fim de construir um modelo de maturidade em dados abertos.
Produtos gerados
- Portal Dados Abertos para Políticas Públicas (OD4D) nos idiomas português, inglês e espanhol.
- Tool Kit de Curso de Dados Abertos, disponibilizado em Creative Commons.
- Mapa das principais iniciativas para a divulgação de dados econômicos, sociais e ambientais estruturadas na América Latina e no Caribe.
- 5 Artigos inovadores sobre Dados Abertos.
- Desenvolvimento de aplicativos com uso de dados abertos: De Olho nas Emendas; Adote um pedido; Retrato da Violência; Multas Sociais; Proprietários do Brasil; Reputação S/A; Samambaia DF; Polidatos Uruguai;
- Mapa da Cultura.
- 2 Vídeos sobre dados abertos: Datos Abiertos Gubernamentales y el Proyecto OD4D e Dados Abertos para Um Dia a Dia Melhor.
- Conferência Regional para América Latina e o Caribe.
Resultados alcançados
- Iniciou-se uma comunidade de 150 pessoas em torno do portal de dados abertos.
- Fortalecimento e ampliação das estratégias de Dados Abertos implementadas na região, aumentando o número de países, governos subnacionais, instituições, empresas e sociedade civil à frente da iniciativa.
- 2 cursos presenciais sobre dados abertos para países da região, um realizado no Chile e outro no Uruguai. 7 países foram treinados: Peru, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Chile, México e Colômbia.
- Assistência direta e apoio aos órgãos governamentais para melhorar a publicação e qualidade dos dados na Costa Rica e em El Salvador.
- Melhores práticas de acordo com a comunidade do portal OD4D.
Cenário futuro e sugestões para continuidade
- Aprimorar o Ecossistema de Dados Abertos criado na América Latina e Caribe e ampliar a rede criada com gestores políticos, funcionários do governo, pesquisadores, ativistas, cidadãos, empresários e desenvolvedores Web.
- Aumentar o intercâmbio com troca de experiências e melhores práticas sobre dados abertos.
- Pactuar uma agenda regional comum que promova a consolidação de iniciativas de dados abertos.
- Aprimorar a plataforma OD4D e realizar trabalho focado para aumentar a colaboração, diálogo e troca de experiências.
- Contratar “correspondentes regionais”, ou seja, pessoas que poderiam ser os geradores de conteúdo que estimulem outras pessoas a escrever experiências e discutir sobre dados abertos.
Confira a íntegra do Relatório Executivo sobre o projeto aqui. A proposta OD4D (em inglês) está disponível em Open Data Projet Proposal – 29 de marzo-3 – Formato PDF (616KB)