outubro 1, 2012
Dados Abertos Governamentais e a OGP
Publicado por:
Danielle Pereira
Tags:
administração pública, controle, Dados Abertos Governamentais, gestão pública, Governo Aberto, OGD, OGP, Open Government Partnership, Parceria para Governo Aberto, políticas públicas, Transparência
Nos últimos anos, especialmente devido à internet e ao advento de novas tecnologias da informação, os cidadãos têm pressionado cada vez mais os governos a prestar conta de suas ações. Surgiu, daí, a ideia de Dados Abertos Governamentais (em inglês Open Government Data -OGD).
O registro das atividades de governos tem se mostrado uma ferramenta eficaz na modernização da administração pública, nos processos de elaboração de políticas públicas (empoderando os cidadãos através da participação popular e construção coletiva destas políticas públicas) e no controle social da gestão pública. Além disso, também é visto como elemento que traz transparência e inovação e estreita laços com os cidadãos.
Parceria internacional
Buscando garantir que os governos atuem de forma mais reponsável especialmente através da participação ativa dos cidadãos, foi lançada em setembro do ano passado a Parceria para Governo Aberto (OGP- em inglês Open Government Partnership).
Deste então, Brasil, Indonésia, México, Noruega, Filipinas, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos receberam a adesão de outros 47 países ao grupo. O intuito da iniciativa internacional é o de promover a transparência pública, combater a corrupção, incentivar o desenvolvimento tecnológico consolidar a democracia e permitir o controle social da gestão pública.
Open Government from The Academy on Vimeo.
Para tanto, os países comprometidos com a administração aberta devem apresentar um Plano de Ação, documento contendo os esforços, os resultados, os desafios e as soluções do governo para assegurar os objetivos da parceria.
Confira aqui quais são os países comprometidos com a OGP e acompanhe suas ações e resultados.