Dados Abertos para Desenvolvimento da América Latina e Caribe » Sobre o projeto

Como Participar

Sobre o projeto

A disseminação da informação governamental em formatos abertos, acessíveis e estruturados tem o potencial de aumentar substancialmente a transparência e a prestação de contas no que tange a elaboração e execução de políticas públicas, além de abrir portas para a ampla participação da sociedade nesse processo. Deste modo, a abertura de dados e o maior reconhecimento das demandas da população que advem desta prática têm papel importante para promover a igualdade social e a eficácia da administração pública.

Foi pensando nisto que o W3C Brasil e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) encabeçaram o projeto Dados Abertos para o Desenvolvimento, no âmbito do Observatório para a Sociedade da Informação na América Latina e Caribe (OSILAC). Financiado pelo Centro Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Canadá (IDRC), o OD4D apresenta-se como uma iniciativa que busca ampliar o conhecimento existente sobre Dados Abertos e seu potencial de melhorar a qualidade das políticas públicas na América Latina e Caribe.

Objetivos

O objetivo geral deste projeto de pesquisa é contribuir para o desenvolvimento de estratégias de Dados Abertos que levem à prestação de contas, serviços inovadores e à efetividade de políticas públicas em setores estratégicos, promovendo uma economia do conhecimento mais inclusiva na América Latina e Caribe.

Para alcançar esta meta, o projeto investiga as potencialidades dos Dados Abertos nas políticas públicas em 3 eixos:

  • Transparência
  • Novos serviços
  • Desenvolvimento equitativo

 

São 6 os objetivos específicos do OD4D:

  • Realizar um mapeamento das principais iniciativas da América Latina e Caribe para disseminação de dados estruturados em níveis econômico, social, ambiental e desenvolver um marco metodológico que examine a relação entre a abertura de dados e a qualidade das políticas públicas.
  • Estudar e discutir estratégias alternativas para fomentar capacitação técnica em agências governamentais e observatórios da região, de modo a implementar repositórios de dados abertos para o desenvolvimento, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
  • Apoiar as redes de investigação da América Latina e Caribe para que produzam novas informações e criem aplicações inovadoras e serviços baseados em dados abertos.
  • Examinar a relação entre um desenvolvimento econômico mais inclusivo e a abertura de dados em setores-chaves da economia.
  • Incentivar uma comunidade de criadores de políticas públicas, servidores públicos e pesquisadores que se sensibilizem quanto ao potencial dos Dados Abertos e as estratégias apropriadas para uma implementação exitosa.
  • Analisar o potencial das estratégias de Dados Abertos para desenhar e implementar políticas públicas que promovam o crescimento econômico e a inclusão social nos países da América Latina e Caribe.

 

Resultados esperados

  • Sensibilizar os governos e a sociedade civil quanto à utilidade e às potencialidades dos Dados Abertos para as políticas públicas.
  • Ampliar a conscientização quanto à importância dos Dados Abertos, bem como o apoio ao uso dos mesmos.
  • Facilitar a criação de iniciativas de abertura de dados.

 

Confira a íntegra da proposta do OD4D (em inglês):

Open Data Projet Proposal